Auditoria Digital | Ágille Corporativa

Auditoria Digital

"É um procedimento que usa os arquivos digitais para fazer uma conferência e cruzamento de dados em busca de inconsistências. No caso de qualquer alteração não prevista ou fora do comum, a auditoria digital permite que a empresa atue de forma a se antecipar a qualquer fiscalização, permitindo melhores resultados."

A auditoria digital é feita mediante a avaliação dos documentos fiscais da empresa on line, confrontanto os arquivos xmls com os arquivos gerados do Sped Fiscal, Sped Contribuiçoes, EFD Reinf e Sped Contábil e Registro de Inventário. Assim, cruzamentos são realizados com valores pagos, previstos e balancetes, de modo a encontrar qualquer inconsistência relavante e que esteja contrária às normas legais e tributárias.

 

E no relatório resultante teremos o resumo das inconsitências e o que deverá ser providenciado para corrigi-las no sistema ERP ou no próprio arquivo antes do envio ao Fisco.

Uma das diferenças entre a auditoria digital e a auditoria tradicinal é que esta é feita de por amostragem e não consegue visualizar erros nos arquivos XML´s e confrontá-los com os arquivos Sped´s, já que o cruzamento e a conferência de dados acontecem de maneira manual.

 

Isso não significa que a auditoria tradicional é dispensável, porém podemos entender que a auditoria digital se mostra como uma solução eficaz e mais otimizada para uma análises complexas e profundas, o que a auditoria tracional não consegue atingir.

A auditoria digital é recomendada para empresas que têm documentos fiscais eletrônicos, como quem usa ERP e possui operações fiscais muito complexas ou em grande volume de dados, o que impossibilitadria a análise contínua dos dados e em tempo real.

 

Organizações que desejem total gerenciamento dos impostos pagos e que desejam um bom planejamento tributário devem fazer uso desta solução.

Além disso, com o avanço da tecnologia, a escrituração digital está presente entre empresas que desejem o máximo de resultados fiscais para uma situação regular constante. Com isso, as principais vantagens incluem:

  • Rapidez e diagnóstico on line;

  • Confiabilidade nos dados;

  • Garantia de uma situação fiscal permanentemente regular.

 

* Fonte: Meta Contabilidade

Siga-nos nas redes sociais